Sustentabilidade

Sustentabilidade

A Ervas Finas tem uma grande preocupação com o meio ambiente. Dos 36 hectares do sítio, cerca de 10 hectares são de mata preservada (bem mais do que a exigência legal) com uma rica biodiversidade.

 Ao caminhar pelo sítio você pode ver ao longe um cervo assustado; quando estiver sentado nos bancos embaixo da árvore, tome cuidado para nenhum sagui roubar o seu lanchinho; ao admirar os peixes na lagoa, se ouvir um barulho alto de água, provavelmente foi uma enorme capivara. Espero que quando tentar se concentrar, não seja atrapalhado pelo barulho ensurdecedor das maritacas, competindo com os passarinhos, numa cantoria sem fim; você também pode ser agraciado com um majestoso tucano, voando contra o céu azul, ou escutar os bugios gritando.

Dentro da mata podem ser observadas espécies raras de borboletas, fungos e cogumelos coloridos, flores exóticas e lindas árvores.

Nossa filosofia de plantio sustentável inclui o uso responsável de agrotóxicos. Isso quer dizer que não somos orgânicos, mas acreditamos que sempre que for possível, iremos optar por produtos biológicos no tratamento de alguma doença ou praga, mas quando for necessário, iremos usar químicos com muita responsabilidade, sempre respeitando as carências dos produtos.

Usamos os detritos orgânicos como adubo natural, a irrigação é feita principalmente com tape para evitar gastos desnecessários de água, e sempre que possível, reutilizamos a água gasta na lavagem dos produtos para outros fins. Todo o lixo gerado na Ervas Finas é separado. Parte do lixo orgânico é usado para alimentação dos animais, o reciclável é encaminhado para uma cooperativa da cidade, e o pouquinho que sobra, é recolhido pela prefeitura.